Portinari


Candido Portinari
(1903 -1962)


Foi um pintor brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Nasceu numa fazenda de café, Santa Rosa, no interior de São Paulo, filho dos imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, que tiveram doze filhos, sendo ele o segundo. De família humilde, cursou apenas o primário, porém desde criança manifestou sua vocação artística. Aos seis anos de idade, Portinari começa a desenhar e aos nove participou durante vários meses dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, ajudando os pintores italianos. Aos nove anos, desenhou o retrato de Carlos Gomes, como via numa caixa de cigarros.
Em 1918 Portinari, também chamado carinhosamente de "Candinho" pela família, viajou para o São Paulo, para ingressar no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes, na qual estudou desenho e pintura, tendo como professores Rodolfo Amoedo, Batista da Costa, Lucílio de Albuquerque e Carlos Chambelland. Em 1922, Portinari executou um retrato para o Salão de Belas Artes, e ganhou medalha de bronze pelo seu
trabalho.
Em 1928 conquistou o "Prêmio de Viagem ao Estrangeiro", da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Em 1929 Portinari partiu para a Europa, viajou pela Itália, Inglaterra, Espanha e se fixou em Paris, onde permaneceu até 1930. Ia diariamente aos museus e lá descobriu a pintura moderna. Discutia sobre arte nos cafés e não tinha quase nenhum tempo
para pintar. Foi em Paris que Portinari conhece Maria Martinelli, com quem mais tarde se casou.
Regressando ao Rio de Janeiro, passou a trabalhar num ritmo intenso, além de participar da comissão destinada a promover a reforma do Salão Nacional de Belas-Artes, no qual os artistas modernos seriam admitidos pela primeira vez.
Em 1932, Candido Portinari expôs individualmente. Três anos depois, seu quadro Café recebeu a segunda menção honrosa da Exposição Internacional do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos. Em 1936 pintou o seu primeiro mural, para o Monumento Rodoviário na Estrada Rio-São Paulo. Nessa época, foi nomeado professor de pintura do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal. Em Novembro de 1939 expôs 269 trabalhos no Museu
Nacional de Belas-Artes. Antes havia executado três grandes painéis para o pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque. No mesmo ano nasceu seu único filho, João Cândido.
Em 1960 nasceu sua neta Denise, que passou a ocupar boa parte de seu tempo. Pintou muitos quadros com o retrato dela. Quando não estava com Denise, Portinari, passava horas fitando o mar, sozinho. No ano seguinte escreveu um ensaio de oração para a neta.
Em Janeiro de 1962 sofreu nova intoxicação por chumbo, que já o atacara em 1954. Adoecido, não mais se recuperou. Nessa época, preparava uma grande exposição, com aproximadamente duzentas obras, a convite da prefeitura de Milão. Em 6 de fevereiro Portinari morreu, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava, mas cumprindo a promessa de homenagear a sua
terra e o seu povo, através da sua arte.

"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra. Fiquei vendo Brodowski como ela é".



Fonte: Google

Velázquez


Diego Velázquez
Espanhol(1599-1660)


Nascido em Sevilha, Velázquez foi pintor de prestígio na corte de Felipe IV em Madri. Fenômeno raro num artista, nunca esteve em conflito com a vida, trabalhando sempre em plácida felicidade.
Sevilha era um grande centro cultural e, quando o jovem Diego — que, segundo consta, destacava-se nos estudos em geral — demonstrou especial interesse pela pintura, seus pais puderam escolher um professor entre os vários pintores talentosos que ali viviam. Por um período de seis anos, Velázquez estudou com Pacheco. Logo após ter concluído seu aprendizado, Velázquez submeteu-se a exames, sendo aprovado como “maestro pintor de ymaginería” (mestre-pintor de ícones religiosos), que era o mais alto posto atingido por um artista. Incumbido de pintar um retrato do monarca Felipe IV, o artista obteve tanto sucesso que o convidaram para assumir um dos cargos de pintor da corte. Além disso, o rei, muito satisfeito, decidiu que, dali em diante, ninguém, com exceção de Velázquez, faria seus retratos. Aos 24 anos, ele se tornava, como que de repente, o pintor de maior prestígio da Espanha.
Ao longo de sua vida, Velázquez colheu os frutos de sua boa amizade com a familia real, sendo talvez esse favoritismo o grande responsável pelo seu sucesso precoce, além de ser o pintor exclusivo da corte e de nobres, ainda ocupou cargos oficiais a favor do rei. Quando Velázquez veio a falecer, o rei lhe proporciona magnífico funeral, sendo sepultado na Igreja de San Juan Bautista, destruída em 1811, sem deixar vestígio algum dos restos mortais do artista.



Fonte: Wikipédia

Dürer


Albrecht Dürer
Alemão(1471-1528)



Considerado o maior artista alemão da Renascença - Albrecht Dürer, utilizou-se de vários meios de expressão, ficando conhecido pelas delicadas aquarelas da vida animal e vegetal, mas não somente por esses trabalhos; suas xilogravuras expressam dramaticidade e as elaboradas gravuras em metal religiosos, as quais ainda em vida lhe deram fama internacional. Misturando em sua arte tradições nórdicas e meridionais, sua arte é profundamente influenciada pela pintura veneziana. Homem independente, orgulhoso de sua aparência física e de seu talento, Albrecht Dürer era um homem de rara inteligência e cultura, mantinha um relacionamento com humanistas e eruditos. Sua obra toma-se num aspecto de manifesto de propaganda e traduz plenamente o seu engajamento. Dando visível intenção nas quatro figuras gigantes, que preenchem todo o espaço dos painéis e exprimem de maneira dramática sua religiosidade. “Só uma mente árida não possui autoconfiança para encontrar o caminho de algo que está além, arrastando-se por alguma trilha gasta, contente de imitar os outros e sem a iniciativa de pensar em si mesma”. São suas essas palavras, e com um espírito indagador e insaciável curiosidade sua obra é a melhor expressão dessa curiosidade e desse espírito indagador que o impulsionam. Espírito incansável que o levou a posição de primeiro mestre da Renascença alemã. Da oficina paterna em Nuremberg, impregnada de tradição medieval, para conquistar esta posição privilegiada de mestre dos mestres. Somente Rembrandt (1606-1669) teria se igualado a sua maestria como gravador.
A técnica da xilogravura já era popular na Alemanha, mas sendo utilizada por Albrecht Dürer atingiu uma nova dimensão expressiva. Utilizava-se de uma chapa fina de madeira para traçar seus desenhos depois entalhada por artesãos; as partes salientes recebiam uma aplicação de tinta e, a seguir eram impressas em papel. Albrecht Dürer fez uso nesses impressos das técnicas italianas de desenhos de figuras, sobretudo das linhas curtas e “modeladoras” que lhe conferiam volume – de tal forma que seus anjos, demônios e homens possuem uma força tridimensional, até então desconhecida na xilogravura.
Tinha verdadeira fascinação pelo mundo natural, assim como Da Vinci que era seu contemporâneo e tinha verdadeira obsessão por determinados temas; Dürer desenhava e pintava indistintamente tudo que via. Acreditava que “a autêntica arte está contida na natureza e aquele que consegue aprendê-la a alcança”. Ainda em vida, isso lhe valeu reconhecimento e louvores sem precedentes, alimentando seu espírito de auto-avaliação indomitamente orgulhosa, a ponto de fazê-lo escrever: “Deus frequentemente dá a capacidade de aprender e a perspicácia para realizar algo de bom para o homem ao qual não se encontram semelhantes em seu próprio tempo, e ninguém o sucede tão cedo”. Vítima de uma doença contraída nos países baixos, a 6 de Abril de 1528 morre em Nuremberg, não deixando alunos, mas sim a herança de sua obra que ajudou a florescer a arte alemã. Primeiramente no Renascimento, depois no Romantismo. Considerando-se os artistas de sua época, foi sem dúvida o mais universal, aquele que abriu um maior número de perspectivas, com talento e com uma crença inabalável no esforço dos homens.
“A autêntica arte está contida na natureza e aquele que consegue aprendê-la a alcança”.


Fonte: Wikipédia

Rembrandt







Rembrandt
Holandês(1606 -1669)


É considerado um dos maiores pintores e gravadores da história da arte europeia e um dos mais importantes da história holandesa. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Era de Ouro da Holanda", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura - atingiram seu ápice. Rembrandt desde cedo demonstrava inclinação para a pintura, se tornou aprendiz do pintor histórico de Leiden, Jacob van Swanenburgh. Depois de um breve mas importante aprendizado com o famoso pintor Pieter Lastman em Amsterdan, Rembrandt abriu um estúdio em Leiden, dividindo-o com seu colega Jan Lievens. Durante sua carreira, mudou diversas vezes seu estilo pintar, tornando cada vez mais sua pintura rica e fina em seus detalhes. Rembrandt vivia além de suas posses, comprando várias obras de arte, gravuras e raridades, o que provavelmente levou à sua falência. Posteriormente, ele foi forçado a vender a maioria de suas obras, além de sua casa e sua máquina de impressão, mudando-se para um local mais modesto em Rozengracht. Lá, Hendrickje(empresário) e Titus(filho) abriram uma loja de arte para ganhar a vida. Em 1661 Rembrandt foi contratado para completar uma série de pinturas para o recém-construído prédio da prefeitura, mas só pelo fato do artista que havia sido contratado originalmente falecer antes de concluir o trabalho. Rembrandt sobreviveu a seu filho Titus. Ele morreu em 4 de Outubro de 1666 em Amsterdan, e foi sepultado em uma cova anônima em Westerkerk.


Galeria









Fonte: Wikipédia

Renoir


Pierre Auguste Renoir
Francês(1841-1919)



Mestre do impressionismo, Pierre Auguste Renoir acreditava que a natureza proporcionava os melhores temas para um pintor e dizia "o artista que usar o mínimo do que chamamos imaginação será o melhor."
Nascido em Limoges, Renoir mudou-se para Paris e começou a sua carreira como aprendiz de pintor em uma fábrica de porcelana. Seus estudos formais começaram na École des Beaux-Arts em 1862 e continuaram no estúdio de Gleyre, onde pintou com os companheiros impressionistas Sisley e Monet. As primeiras obras de Renoir demonstram seu amor pela pintura francesa do século 18, bem como a influência de Courbet e Delacroix.
Seus retratos de mulheres, geralmente ocupadas em atividades mundanas do dia-a-dia, demonstram sua habilidade com as cores. Trabalhando em pequena escala, o artista usou as sutilezas de luz e cor para modelar seus temas. Nos primeiros anos do século 20, Renoir, prejudicado pelos efeitos do reumatismo, se recolheu à sua casa no sul da França, onde se voltou para a pintura de seu tema favorito: Mulheres nuas. Estas obras de extrema sensibilidade, reconhecidas dentre as melhores do artista, representam a retomada do estilo das pinturas iniciais de Renoir, invocando os nus do mundo clássico.
Galeria















Fonte: Wikipédia

Dalí



Salvador Dalí

Espanhol (1904-1989)




Um excêntrico surrealista e um mestre na pintura e na vida, Salvador Dali escreveu em seu diário, dois anos antes de entrar na escola de arte em Madrid, durante o início da década de 1920: "Eu vou ser um gênio... Talvez venha a ser desprezado e mal compreendido, mas vou ser um gênio, um grande gênio. " Ao longo de toda a sua vida, Dali cultivou a excentricidade e exacerbou uma predisposição ao exibicionismo narcisista, dizendo que suas energias criativas derivavam daí. O espectro das imagens que Dali produziu, de visões fantásticas a pesadelos, são a evidência suprema dessas particularidades. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos Mestres da Renascença, e foi um artista com grande talento e imaginação. Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito. Dali transformou a definição de surrealismo, que combinava automatismo psíquico puro para expressar o processo inconsciente do pensamento e do sonho. O artista associou a ele a realidade para introduzir o que chamou de "paranóia crítica",uma teoria que tratava a idéia de ilusão, mantendo-se consciente de que a razão estava deliberadamente ausente. Em função deste detalhe realista, as pinturas de Dali descrevem uma realidade que é frequentemente contradita pela visão e caráter alucinatório que suas imagens descrevem.
Mesmo tendo sido um colaborador do cineasta surrealista Luis Buñuel, Dali, cuja obra, mais do que a de qualquer outro artista, foi identificada pelo público com o surrealismo, foi expulso do movimento por Breton, em 1937. Depois de visitar a Itália naquele mesmo ano, mudou ligeiramente o seu estilo de pintura para refletir a influência acadêmica de Rafael, antes de retornar a uma mitologia mais particular.
Galeria






Fonte: Wikipédia

Michelangelo


Michelangelo Buonarroti
Italiano(1475-1564)


Escultor, pintor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo Buonarroti representa o arquétipo do gênio da Renascença. Seu talento transcende o tempo e continua a ser fonte de inspiração e influência para artista contemporâneos. Michelangelo começou sua carreira em Florença, em 1488, como aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio. Rapidamente, mudou-se para a corte dos Medici, em Florença, onde adquiriu gosto pela escultura clássica e filosofia humanista que influenciaram e deram forma a seu trabalho. Após a morte de seu patrono, Lorenzo de Medici, o artista viajou para Bolonha e Roma, depurando cada vez mais sua técnica brilhante e estabelecendo sua reputação como uma força predominante nas artes.
Em maio de 1508, Michelangelo aceitou o comissionamento do papa Júlio 2º para pintar o teto da Capela Sistina. A princípio, Michelangelo relutou para aceitar o comissionamento por considerar-se um escultor, mas suas hesitações iniciais se dissiparam e ele deu início ao projeto no começo de 1509. Utilizando a técnica milenar do afresco, Michelangelo trabalhou num ritmo febril, enfrentando condições de trabalho muitas vezes adversas.
A decoração do teto projetada por Michelangelo consistia em uma série de elementos arquiteturais ilusionistas que emolduram personagens e eventos bíblicos. Terminado em 1512, após quatro anos de trabalho, o teto marca o apogeu da carreira do artista como pintor e sela sua reputação como o maior pintor da Alta Renascença.
Os trabalhos da controversa restauração do teto foram iniciados em 1980, e transformaram dramaticamente sua aparência, revelando uma impressionante gama de cores, reavivando o interesse por Michelangelo como colorista. Embora o artista tenha devotado os últimos 30 anos de sua vida quase que exclusivamente à arquitetura, suas poderosas pinturas exercem grande influência e mantêm-se como supremas obras primas da história da arte.


Fonte: Wikipédia

Botticelli


Sandro Botticelli
Italiano(1444-1510)


Alessandro de Filippo, mais conhecido como Sandro Botticelli, pintor da Renascença italiana, nasceu em Florença. Botticelli estudou com Frei Filippo Lippi, artista de talento e prestígio. Suas pinturas se distinguem pelas linhas claras, pelo colorido delicado, pela decoração intensa e pelo sentimento poético. Ele produziu dois tipos de obras. O primeiro demonstra seu amor básico pelo esplendor mundano e alegre; suas pinturas deste tipo têm geralmente temas mitológicos; um dos mais famosos é o Nascimento de Vênus.
Seu outro tipo revela um sentimento mais sério e controlado, como por exemplo suas ilustrações da 'Divina Comédia' de Dante e suas pinturas religiosas. As inovadoras interpretações do artista para ambos os temas refletem um nível de sofisticação que supera de longe a de seus contemporâneos. Durante toda a vida, Botticelli gozou de alta estima e do apadrinhamento dos Médici, a família que governava Florença.
No fim da década de 1490, em Florença, ficou tão impressionado pela pregação de Savanarola contra o mundanismo que queimou algumas de suas pinturas e depois disto pintou apenas temas religiosos. Entre suas pinturas estão: afrescos na capela Sistina, a madona chamada Magnificat, A Adoração dos Magos, o retrato de um Médici, entre outros. Pobre, solitário e esquecido, Botticelli morreu em maio de 1510.
Fonte: Wikipédia

Sisley


Alfred Sisley
Francês(1839-1899)


Sisley nasceu em Paris, mas de pais ingleses, motivo por que, antes de entrar para a escola de Gleyre, estudou comércio em Londres. No ateliê de Paris, Sisley conheceu Renoir, Bazille e Monet, com os quais passava horas pintando no bosque de Fontainebleau. Em 1877 participou da terceira exposição do grupo impressionista. Junto com Pissarro, Sisley foi um dos mais representativos paisagistas do impressionismo.
Seus primeiros quadros revelaram uma certa influência da obra de Corot, mas pouco a pouco começou a se diferenciar dele, dando mais importância à cor do que à forma. Dono de uma capacidade surpreendente de observação, Sisley era capaz de captar os matizes mais sutis da luz, habilidade que demonstra em seus quadros das estações do ano.
Também é muito singular o modo como consegue homogeneizar água, terra e céu, inundando suas paisagens de uma paz transcendental.
Apesar de seu talento, Sisley não alcançou reconhecimento merecido em vida, realizando sucessivas exposições, sem obter nenhum sucesso.
Fonte: Wikipédia

Van Gogh


Van Gogh
Holandês(1853-1890)


A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
A sua vida foi toda ela conturbada. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Estudou teorias das cores e visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e tornou-se uma bebedor freqüente de absinto. Foi nesta altura que entrou em contato com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciou pelas cores fortes e uso das linhas.
Foi para decorar a sua casa de Arles que van Gogh pintou a série de quadros com girassóis, dos quais um se tornou numa das suas obras mais conhecidas. Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao convite feito para se instalar em Arles. "O Vinhedo Vermelho", único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado nesta altura, vendido por 400 francos. Sucumbiu a uma doença mental. Vincent entrou em depressão e teve vários episódios de violência, sobretudo contra si próprio. Chegou mesmo a cortar um pedaço da sua orelha esquerda, que ofereceu depois a uma prostituta sua amiga. O seu estado depressivo agravou-se e, em 1889, pediu para ser internado na clínica psiquiátrica do Mosteiro de St. Paul na Provença. O jardim do mosteiro transformou-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas. Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890, depois de semanas de actividade criativa, Van Gogh disparou um tiro sobre o peito, morrendo dois dias depois. As suas últimas palavras, dirigidas ao irmão Theo, foram: "La tristesse durera toujours" ("A tristeza durará para sempre").
Em 1990, cem anos após sua morte, a tela "Retrato do Dr. Gachet" atingiu o valor de US$ 82,5 milhões, um recorde até então. Algumas teorias sobre a visão de Van Gogh surgiram. Segundo alguns, Van Gogh sofria de xantopsia (visão dos objetos em amarelo), por isso exagerava no amarelo em suas telas. Esta xantopsia teria surgido pelo excesso de ingestão de absinto, que contém tujona, uma toxina. Outra teoria seria que Dr. Gachet teria indicado o uso de digitalis para o tratamento de epilepsia, o que poderia ter ocasionado a visão amarelada de Van Gogh.
150 psiquiatras examinaram Van Gogh, e 30 diagnósticos diferentes foram dados, entre eles: envenenamento pela tintas, distúrbio bipolar, esquizofrenia, sífilis, epilepsia, porfiria aguda agravados por insônia, má nutrição, ingestão de álcool (absinto principalmente)
Vincent van Gogh só teve seu reconhecimento anos após sua morte.


Fonte: Wikipédia

Munch


Edvard Munch
Norueguês(1863-1944)




Os trabalhos assustadoramente introspectivos do artista norueguês Edvard Munch marcaram um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX, o expressionismo. Munch nasceu na localidade onde hoje se encontra Oslo e, após a morte de sua mãe, de tuberculose, em 1868, foi educado por seu pai. A doença mental do pai afetou profundamente Munch e as afirmações intensamente pessoais de suas pinturas foram um eco de sua vida problemática: "Doença, insanidade e morte foram os anjos que cercaram o meu berço e me perseguiram por toda a minha vida."
Munch começou seus estudos em 1881, na Royal School of Design de Kristiania. Em 1885 o artista viajou para Paris, onde primeiro encontrou os trabalhos impressionistas e pós-impressionistas de Manet e Cézanne. Estilisticamente influenciado pelos pós-impressionistas, o centro dos trabalhos de Munch é simbolista em seu conteúdo, retratando um estado de espírito mais do que uma realidade externa. Durante sua carreira, Munch viajou entre Noruega, Paris e Berlim e se tornou membro proeminente dos círculos "avant-garde" em cada localidade.
Na virada do século, em Berlim, Munch começou a experimentar uma variedade de novas mídias, inclusive a fotografia, litografia colorida e entalhes na madeira, em muitas situações trabalhando novamente suas velhas imagens. Durante o período nazista, suas obras foram classificadas como "arte degenerada" e excluídas dos museus alemães. Sendo um artista tremendamente prolífero e um dos mais influentes do período, as imagens psicológicas controvertidas de Munch continuam a cativar o público moderno.




Fonte: Wikipédia

Degas




Edgar Degas
Francês(1834-1917)




Nasceu em Paris e pertencia a uma família rica. De 1854 a 1859 viajou pela Itália, estudando os grandes pintores da Renascença a fim de aperfeiçoar seu desenho e seu estilo. Sua intenção era tornar-se pintor de cenas históricas, mas abandonou este tipo de pintura porque sentiu necessidade de pintar temas modernos. Começou então a pintar cenas da vida cotidiana, principalmente pistas de corridas de cavalo e cenas de balé. Na década de 1870, Degas começou a usar técnicas ousadas de composição; colocava suas figuras em ângulos estranhos e usava perspectivas fora do usual. Na década seguinte começou a concentrar-se em cenas de intimidade, como mulheres tomando banho, fazendo compras e penteando o cabelo. Degas, mais que qualquer outro impressionista, deu ênfase à composição, ao desenho e à forma. Pintou muitos quadros a óleo, mas trabalhava muito bem com pastel. Também foi excelente escultor e fez muitas estatuetas de argila e cera.





Galeria



















Fonte: Wikipédia

Monet


Claude Monet
Francês(1840 - 1926)


Foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas. Um fundador do Impressionismo, Monet é considerado uma das principais figuras da história da pintura de paisagens e sempre pesquisou por conta própria, aprendendo com a observação. Dedicou-se a pintar as mudanças de luz e atmosfera causadas pelas mudanças de hora e de estações, usando a própria observação das leis de óptica. De sua paleta, foram eliminados o negro e o cinza, rompendo a luz em seus componentes de cor, assim como o faz um prisma, pintou várias sequências ao longo de sua carreira.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão do pôr-do-sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, Nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
Monet teve no fim da sua vida, uma catarata (doença que afeta os olhos), a doença o atacou por causa de muitas horas com seus olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre, em diferentes horários do dia, e em várias épocas do ano, outra característica do Impressionismo. Durante sua catarata Monet não parou de pintar, continuou pintando, usou nessa época de sua vida cores mais fortes como o vermelho-carne, vermelho goiaba, cor tijolo entre outros vermelhos e cores mais fortes.
Embora aclamado como um grande pintor francês , adquirindo o sucesso ainda em vida, o próprio Monet, como a maioria dos artistas, jamais sentiu ter alcançado a perfeita realização de suas idéias.


Fonte: Wikipédia

Manet


Edouard Manet
Francês (1832-1883)


Edouard Manet, pintor francês, é considerado a figura senior dentre os artistas impressionistas. Manet estudou as obras do artista holandês Frans Hals, na Holanda, em 1872. Hals ensinou-lhe a liberar suas pinceladas e pintar com maior energia. Essas técnicas proporcionaram a base para que Manet configurasse entre os fundadores do movimento impressionista.
Muitos dos jovens impressionistas daquela época seguiram a liderança de Manet e abandonaram os tradicionais estilos artísticos até então adotados. Esta tendência serviu, em alguns casos, como inspiração para a arte moderna.
Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais, passando a traduzir a vida da época e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Manet contraiu sífilis o que lhe causou dores e paralisia parcial. Em 1883, Manet tem a perna esquerda amputada devido a gangrena e morre dias após. Ele tinha 51 anos quando morreu e está enterrado no cemitério de Passy em Paris.


Fonte: Wikipédia

Gauguin








Paul Gauguin
Francês (1848-1903)





Gauguin nasceu em Paris e trabalhou como marinheiro mercante e corretor de ações antes de abraçar a carreira de pintor. Embora Gauguin tenha ficado conhecido como um pintor pós-impressionista, seus estudos de arte começaram com o pintor impressionista Camile Pissarro. O período posterior a 1880 registra uma mudança radical na pintura do artista, que o conduziu aos estágios primordiais do pré-impressionismo. Gauguin rejeitou a teoria impressionista do efeito momentâneo que a luz produz sobre os objetos e partiu para a pesquisa de cores e simplificação das formas. Ele também desenvolveu a técnica do "sintetismo", um estilo de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas.
Depois de uma breve colaboração com Van Gogh e Cézanne, Gauguin mudou-se para a Polinésia. Lá, ele trabalhou incessantemente, inspirado pelos temas regionais das florestas do Taiti que o cercavam. Sua tela mais famosa, "De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos?", foi pintada nessa época e é a maior e mais clara expressão do "sintetismo" de Gauguin. Outras pinturas feitas durante este período prenunciam o simbolismo e o fauvismo que viriam a seguir.
Infelizmente, Gauguin só foi reconhecido como um pintor de grande importância após a sua morte, em 1903.










































Fonte: Wikipédia




Picasso


Pablo Picasso

Espanhol-(1881-1972)


Pablo Picasso nasceu no dia 25 de Outubro de 1881, em Málaga na Espanha. Recebeu o nome de Pablo Diego José Francisco de Paulo Juan Nepomuceno Maria de Los Remédios Crispin Crispianiano Santíssima Trindad Ruiz y Picasso. Personagem excêntrico e ousado, abriu caminhos para novos estilos de pintura. Durante sua vida desenhou muito e aos 13 anos já havia desenvolvido certa perícia no traçado. Antes de completar 15 anos já havia pintado seu primeiro quadro a óleo, de forma acadêmica, chamado "A primeira Comunhão". Era um auto-didata. Seu pai era professor de desenho numa escola local de arte, curador do museu da cidade e restaurador, quando Picasso estava com dez anos o museu fechou e seu pai passou a ser professor na Escola de Belas-Artes de La Coruña. Pouco depois, seu pai reconheceria o talento do filho para a arte e decidiria desistir ele próprio da pintura para dedicar-se a carreira do filho. Em 1899 foi viver em Barcelona onde montou ateliê com Toulouse-Lautrec. No mesmo ano mudou-se para Paris, onde conseguiria liberdade para suas experiências estéticas. Em 1955, com 74 anos, já milionário, vivia numa mansão perto de Cannes na França. Mudou-se depois para um Palácio próximo a Aix-em-Provence, pois estava cansado de ser alvo de voyers. Morreu aos 91 anos, no dia 8 de Abril de 1973.


Fonte: Wikipédia

Kahlo

Frida Kahlo
Mexicana(1907-1954)

Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias. Aos seis anos contraiu poliomelite, o que à deixou com uma deficiência motora. Já havia superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu multiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa deste último fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama. Começou a pintar durante a recuperação, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Retratava suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera. A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego era bem mais velho e tinha muitas amantes, mas Frida não ficava atrás, compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros. Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e, embora fossem bastante 'fortes': "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas: "Espero alegremente a saída - e então nunca mais voltar - Frida". Talvez Frida não suportasse mais.


Fonte: Wikipédia

Fotos

















Galeria