Alfred Sisley
Francês(1839-1899)
Sisley nasceu em Paris, mas de pais ingleses, motivo por que, antes de entrar para a escola de Gleyre, estudou comércio em Londres. No ateliê de Paris, Sisley conheceu Renoir, Bazille e Monet, com os quais passava horas pintando no bosque de Fontainebleau. Em 1877 participou da terceira exposição do grupo impressionista. Junto com Pissarro, Sisley foi um dos mais representativos paisagistas do impressionismo.
Seus primeiros quadros revelaram uma certa influência da obra de Corot, mas pouco a pouco começou a se diferenciar dele, dando mais importância à cor do que à forma. Dono de uma capacidade surpreendente de observação, Sisley era capaz de captar os matizes mais sutis da luz, habilidade que demonstra em seus quadros das estações do ano.
Também é muito singular o modo como consegue homogeneizar água, terra e céu, inundando suas paisagens de uma paz transcendental.
Apesar de seu talento, Sisley não alcançou reconhecimento merecido em vida, realizando sucessivas exposições, sem obter nenhum sucesso.
Fonte: Wikipédia