Monet


Claude Monet
Francês(1840 - 1926)


Foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas. Um fundador do Impressionismo, Monet é considerado uma das principais figuras da história da pintura de paisagens e sempre pesquisou por conta própria, aprendendo com a observação. Dedicou-se a pintar as mudanças de luz e atmosfera causadas pelas mudanças de hora e de estações, usando a própria observação das leis de óptica. De sua paleta, foram eliminados o negro e o cinza, rompendo a luz em seus componentes de cor, assim como o faz um prisma, pintou várias sequências ao longo de sua carreira.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão do pôr-do-sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, Nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
Monet teve no fim da sua vida, uma catarata (doença que afeta os olhos), a doença o atacou por causa de muitas horas com seus olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre, em diferentes horários do dia, e em várias épocas do ano, outra característica do Impressionismo. Durante sua catarata Monet não parou de pintar, continuou pintando, usou nessa época de sua vida cores mais fortes como o vermelho-carne, vermelho goiaba, cor tijolo entre outros vermelhos e cores mais fortes.
Embora aclamado como um grande pintor francês , adquirindo o sucesso ainda em vida, o próprio Monet, como a maioria dos artistas, jamais sentiu ter alcançado a perfeita realização de suas idéias.


Fonte: Wikipédia