Botticelli


Sandro Botticelli
Italiano(1444-1510)


Alessandro de Filippo, mais conhecido como Sandro Botticelli, pintor da Renascença italiana, nasceu em Florença. Botticelli estudou com Frei Filippo Lippi, artista de talento e prestígio. Suas pinturas se distinguem pelas linhas claras, pelo colorido delicado, pela decoração intensa e pelo sentimento poético. Ele produziu dois tipos de obras. O primeiro demonstra seu amor básico pelo esplendor mundano e alegre; suas pinturas deste tipo têm geralmente temas mitológicos; um dos mais famosos é o Nascimento de Vênus.
Seu outro tipo revela um sentimento mais sério e controlado, como por exemplo suas ilustrações da 'Divina Comédia' de Dante e suas pinturas religiosas. As inovadoras interpretações do artista para ambos os temas refletem um nível de sofisticação que supera de longe a de seus contemporâneos. Durante toda a vida, Botticelli gozou de alta estima e do apadrinhamento dos Médici, a família que governava Florença.
No fim da década de 1490, em Florença, ficou tão impressionado pela pregação de Savanarola contra o mundanismo que queimou algumas de suas pinturas e depois disto pintou apenas temas religiosos. Entre suas pinturas estão: afrescos na capela Sistina, a madona chamada Magnificat, A Adoração dos Magos, o retrato de um Médici, entre outros. Pobre, solitário e esquecido, Botticelli morreu em maio de 1510.
Fonte: Wikipédia