Michelangelo


Michelangelo Buonarroti
Italiano(1475-1564)


Escultor, pintor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo Buonarroti representa o arquétipo do gênio da Renascença. Seu talento transcende o tempo e continua a ser fonte de inspiração e influência para artista contemporâneos. Michelangelo começou sua carreira em Florença, em 1488, como aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio. Rapidamente, mudou-se para a corte dos Medici, em Florença, onde adquiriu gosto pela escultura clássica e filosofia humanista que influenciaram e deram forma a seu trabalho. Após a morte de seu patrono, Lorenzo de Medici, o artista viajou para Bolonha e Roma, depurando cada vez mais sua técnica brilhante e estabelecendo sua reputação como uma força predominante nas artes.
Em maio de 1508, Michelangelo aceitou o comissionamento do papa Júlio 2º para pintar o teto da Capela Sistina. A princípio, Michelangelo relutou para aceitar o comissionamento por considerar-se um escultor, mas suas hesitações iniciais se dissiparam e ele deu início ao projeto no começo de 1509. Utilizando a técnica milenar do afresco, Michelangelo trabalhou num ritmo febril, enfrentando condições de trabalho muitas vezes adversas.
A decoração do teto projetada por Michelangelo consistia em uma série de elementos arquiteturais ilusionistas que emolduram personagens e eventos bíblicos. Terminado em 1512, após quatro anos de trabalho, o teto marca o apogeu da carreira do artista como pintor e sela sua reputação como o maior pintor da Alta Renascença.
Os trabalhos da controversa restauração do teto foram iniciados em 1980, e transformaram dramaticamente sua aparência, revelando uma impressionante gama de cores, reavivando o interesse por Michelangelo como colorista. Embora o artista tenha devotado os últimos 30 anos de sua vida quase que exclusivamente à arquitetura, suas poderosas pinturas exercem grande influência e mantêm-se como supremas obras primas da história da arte.


Fonte: Wikipédia