Velázquez


Diego Velázquez
Espanhol(1599-1660)


Nascido em Sevilha, Velázquez foi pintor de prestígio na corte de Felipe IV em Madri. Fenômeno raro num artista, nunca esteve em conflito com a vida, trabalhando sempre em plácida felicidade.
Sevilha era um grande centro cultural e, quando o jovem Diego — que, segundo consta, destacava-se nos estudos em geral — demonstrou especial interesse pela pintura, seus pais puderam escolher um professor entre os vários pintores talentosos que ali viviam. Por um período de seis anos, Velázquez estudou com Pacheco. Logo após ter concluído seu aprendizado, Velázquez submeteu-se a exames, sendo aprovado como “maestro pintor de ymaginería” (mestre-pintor de ícones religiosos), que era o mais alto posto atingido por um artista. Incumbido de pintar um retrato do monarca Felipe IV, o artista obteve tanto sucesso que o convidaram para assumir um dos cargos de pintor da corte. Além disso, o rei, muito satisfeito, decidiu que, dali em diante, ninguém, com exceção de Velázquez, faria seus retratos. Aos 24 anos, ele se tornava, como que de repente, o pintor de maior prestígio da Espanha.
Ao longo de sua vida, Velázquez colheu os frutos de sua boa amizade com a familia real, sendo talvez esse favoritismo o grande responsável pelo seu sucesso precoce, além de ser o pintor exclusivo da corte e de nobres, ainda ocupou cargos oficiais a favor do rei. Quando Velázquez veio a falecer, o rei lhe proporciona magnífico funeral, sendo sepultado na Igreja de San Juan Bautista, destruída em 1811, sem deixar vestígio algum dos restos mortais do artista.



Fonte: Wikipédia