Munch


Edvard Munch
Norueguês(1863-1944)




Os trabalhos assustadoramente introspectivos do artista norueguês Edvard Munch marcaram um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX, o expressionismo. Munch nasceu na localidade onde hoje se encontra Oslo e, após a morte de sua mãe, de tuberculose, em 1868, foi educado por seu pai. A doença mental do pai afetou profundamente Munch e as afirmações intensamente pessoais de suas pinturas foram um eco de sua vida problemática: "Doença, insanidade e morte foram os anjos que cercaram o meu berço e me perseguiram por toda a minha vida."
Munch começou seus estudos em 1881, na Royal School of Design de Kristiania. Em 1885 o artista viajou para Paris, onde primeiro encontrou os trabalhos impressionistas e pós-impressionistas de Manet e Cézanne. Estilisticamente influenciado pelos pós-impressionistas, o centro dos trabalhos de Munch é simbolista em seu conteúdo, retratando um estado de espírito mais do que uma realidade externa. Durante sua carreira, Munch viajou entre Noruega, Paris e Berlim e se tornou membro proeminente dos círculos "avant-garde" em cada localidade.
Na virada do século, em Berlim, Munch começou a experimentar uma variedade de novas mídias, inclusive a fotografia, litografia colorida e entalhes na madeira, em muitas situações trabalhando novamente suas velhas imagens. Durante o período nazista, suas obras foram classificadas como "arte degenerada" e excluídas dos museus alemães. Sendo um artista tremendamente prolífero e um dos mais influentes do período, as imagens psicológicas controvertidas de Munch continuam a cativar o público moderno.




Fonte: Wikipédia