Arte Conceito


Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos, ou indivíduos escolhem como devem compreender esse fenômeno. Arte pode ser sinônimo de beleza, uma beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de arte, desde que alguém a considere assim.
Em algumas sociedades, as pessoas consideram que a arte pertence à pessoa que a criou, já que o artista usou o seu dom individual na sua criação. Sendo assim, um trabalho artístico de propriedade do artista. Outras sociedades consideram que o trabalho artístico pertence à comunidade. O pensamento é levado de acordo com a convicção de que a comunidade deu ao artista o capital social para o seu trabalho. Nessa visão, a sociedade é um coletivo que produz a arte através do artista. Particularmente acredito que um artista é usado como instrumento da criação, seus dons inatos, suas habilidades não lhe foram dados para simplesmente serem guardados para si, seria uma maneira muito egoísta de agradecer pelo dom que recebeu. O artista é uma ponte entre Deus e o mundo concreto, sua função é de trazer beleza onde antes não existia.
A arte é a expressão máxima do momento, seja ele histórico ou pessoal. As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana.
O mundo das Artes se mostra como um leque de manifestações e expressões; Arquitectura, Pintura, Escultura, Design, Literatura, Música, Teatro e Cinema, não poderíamos jamais imaginar um mundo sem arte. A arte esta por toda parte, em tudo que se vê, desde a criação do mundo. Cabe a cada um de nós, ver a vida com 'outros olhos', e desenvolver a sensibilidade que nos torna capazes de enxergar as coisas belas a nossa volta. Portanto, no próximo amanhecer acorde seus novos olhos para um mundo cheio de beleza e faça a sua parte, prepare-se para uma viagem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que falta você me faz Flávia!