Van Gogh


Van Gogh
Holandês(1853-1890)


A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
A sua vida foi toda ela conturbada. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Estudou teorias das cores e visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e tornou-se uma bebedor freqüente de absinto. Foi nesta altura que entrou em contato com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciou pelas cores fortes e uso das linhas.
Foi para decorar a sua casa de Arles que van Gogh pintou a série de quadros com girassóis, dos quais um se tornou numa das suas obras mais conhecidas. Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao convite feito para se instalar em Arles. "O Vinhedo Vermelho", único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado nesta altura, vendido por 400 francos. Sucumbiu a uma doença mental. Vincent entrou em depressão e teve vários episódios de violência, sobretudo contra si próprio. Chegou mesmo a cortar um pedaço da sua orelha esquerda, que ofereceu depois a uma prostituta sua amiga. O seu estado depressivo agravou-se e, em 1889, pediu para ser internado na clínica psiquiátrica do Mosteiro de St. Paul na Provença. O jardim do mosteiro transformou-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas. Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890, depois de semanas de actividade criativa, Van Gogh disparou um tiro sobre o peito, morrendo dois dias depois. As suas últimas palavras, dirigidas ao irmão Theo, foram: "La tristesse durera toujours" ("A tristeza durará para sempre").
Em 1990, cem anos após sua morte, a tela "Retrato do Dr. Gachet" atingiu o valor de US$ 82,5 milhões, um recorde até então. Algumas teorias sobre a visão de Van Gogh surgiram. Segundo alguns, Van Gogh sofria de xantopsia (visão dos objetos em amarelo), por isso exagerava no amarelo em suas telas. Esta xantopsia teria surgido pelo excesso de ingestão de absinto, que contém tujona, uma toxina. Outra teoria seria que Dr. Gachet teria indicado o uso de digitalis para o tratamento de epilepsia, o que poderia ter ocasionado a visão amarelada de Van Gogh.
150 psiquiatras examinaram Van Gogh, e 30 diagnósticos diferentes foram dados, entre eles: envenenamento pela tintas, distúrbio bipolar, esquizofrenia, sífilis, epilepsia, porfiria aguda agravados por insônia, má nutrição, ingestão de álcool (absinto principalmente)
Vincent van Gogh só teve seu reconhecimento anos após sua morte.


Fonte: Wikipédia