Manet


Edouard Manet
Francês (1832-1883)


Edouard Manet, pintor francês, é considerado a figura senior dentre os artistas impressionistas. Manet estudou as obras do artista holandês Frans Hals, na Holanda, em 1872. Hals ensinou-lhe a liberar suas pinceladas e pintar com maior energia. Essas técnicas proporcionaram a base para que Manet configurasse entre os fundadores do movimento impressionista.
Muitos dos jovens impressionistas daquela época seguiram a liderança de Manet e abandonaram os tradicionais estilos artísticos até então adotados. Esta tendência serviu, em alguns casos, como inspiração para a arte moderna.
Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. O trabalhado das texturas é apenas sugerido, as formas, simplificadas. Os temas deixaram de ser impessoais, passando a traduzir a vida da época e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista.
Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Manet contraiu sífilis o que lhe causou dores e paralisia parcial. Em 1883, Manet tem a perna esquerda amputada devido a gangrena e morre dias após. Ele tinha 51 anos quando morreu e está enterrado no cemitério de Passy em Paris.


Fonte: Wikipédia